domingo, 8 de novembro de 2009

Poda

Chegou o frio e a chuva, um vento que corta e que transforma o Douro num solo de Count Basie, azul e cinza. Para mim o Douro do Outono e verdadeiramente a mistura de saudade da luz estival e de cores ásperas. Ao fim de um ano regressam os mesmos trabalhos nas encostas de Vilarinho dos Freires. Demos inicio a poda das vinhas tradicionais que muito sofreram com o calor extremo deste Verão e procedem-se as operações de limpeza de olivais. Antes do ano terminar já muito na vinha estará feito e a apanha da azeitona não tardará.

Ao fim de já quase sete hectares percorridos pelas mãos dos nossos podadores sobra uma sensação de dignidade naquele que é, porventura, o trabalho mais importante de todo o ano vinícola. Tudo o resto sobra deste acto primordial que leva novamente a um início penoso para o agricultor que olha, temeroso todo o seu sustento, uma viagem deslumbrante que sempre nos deixou maravilhados a cada olhar.

O trabalho fora da terra, à secretária, também já recomeçou. A nossa Quinta foi contemplada, entre centenas de concorrentes, pela atribuição de um software de gestão agrícola financiado pelo Proder, que iremos, em breve, pôr a uso para melhor eficiência de toda a nossa organização.

Nenhum comentário: