terça-feira, 6 de abril de 2010

Um lavrador entre tubos de ensaio


É com grande prazer que vos apresento o meu contributo para o mundo da investigação em vinhos. Está publicado em hardcover o livro Red Wine and Health da Nova Scienve Publishers, Inc, de Nova York para o qual colaborei no seu terceiro capítulo.

Este livro reúne os dados publicados que permitem estabelecer a relação entre a composição fenólica e efeitos protectores para a saúde humana, para além de compilar e sugerir guidelines tanto para profissionais das áreas da saúde, no seu contacto diário com as populações, como para a industria vinícola, promovendo novos tipos e estilos de vinhos mais saudáveis.

"Red Wine Phenolics: Reasons for their Variation; pp. 53-90" surge da minha colaboração no REQUIMTE/Servico de Farmacognosia da Faculdade de Farmacia da Universidade do Porto, do qual são igualmente autores as Professora Doutoras Paula Branquinho Andrade e Patrícia Valentão e o Dr. David M. Pereira.

Neste capítulo, as alterações na composição fenólica das uvas, mostos e vinhos foram resumidas, revelando que a casta, as condições edafoclimatéricas, os procedimentos e tecnologias de fermentação, as estirpes de microorganismos usadas no processo de vinificação, o envelhecimento e acondicionamento são dos factores mais importantes nessa transmutação deste produto único, do bago ao copo.

Luís Quinas Guerra

Nenhum comentário: