sábado, 5 de setembro de 2009

A casta

Malvasia Fina (imagem picada daqui)

A Quinta do Barreiro instituiu-se como um todo consistente após a reestruturação levada a cabo que permitiu a reestruturação das vinhas, agora todas em sistema de patamares, e a plantação de castas nobres da região do Douro.

As vinhas plantadas com castas brancas estão orientadas para poente usufruindo de uma exposição prolongada que permite obter vinhos brancos ricos em aromas, com óptimos niveis de maturação na altura da colheita e ainda assim frescos, capazes de rivalizar com os as versões mais pujantes dos vinhos brancos mais a montante na região. As vinhas plantadas com vinha de castas tintas estão plantadas viradas a nascente, norte e sul. Assim obtem-se uma boa capacidade de espraiar a colheita de acordo com o estado de maturação das uvas, rentabilizando o tempo dispendido na vindima. Este processo de reestruturação teve início em 1990, seguido de mais duas fases em 1994 e 1996.

São hoje vinhas jovens com grande vitalidade, de onde se colhem as castas mais características e mais genuinamente nossas como sejam a Tinta Roriz, Touriga Francesa, Touriga Nacional, Trincadeira, Barroca e Tinto Cão, Malvasia Fina, Fernão Pires, Malvaria Rei, Rabigado, Viosinho e Côdega, entre muitas outras.

A Quinta do Barreiro apostou numa plantação variada que proteja o património das castas tradicionais da região, diversificando as opções do enólogo na elaboração de vinhos a partir das suas uvas. As próximas plantações a serem feitas em breve serão pautadas pelo mesmo objectivo.

Nenhum comentário: